Frutapedia

A

Abóbora: rica em fitosterol. Alimenta as funções renais. (Existente no Cellagon aurum)

Acerola: é uma fruta parecida com a cereja. É originária da América do Sul e o Brasil é o principal produtor. Rica em vitamina C natural, ferro e antocianos. Os antocianos são receptores naturais de hidrogénio, pertencem aos elementos respiratórios e são importantes para a cadeia respiratória. (Cellagon aurum, vitale plus e T.GO)

Agrião: É um legume essencial para o apoio ao metabolismo e ao nosso bem-estar. O agrião é uma fonte de vitamina C, magnésio, vitamina B6, vitamina E, ferro, cálcio e zinco. Estudos recentemente desenvolvidos pelo Institute of Food Research e o John Innes Institute demonstram que o agrião é recomendado na prevenção de doenças cancerígenas, no tratamento de várias doenças do aparelho respiratório, na bronquite, ou no combate aos níveis elevados de ácido úrico. (Cellagon aurum)

Agropiro: é uma planta parecida com a alfafa. Tem um elevado teor vitamínico, excelente para a vitalidade, para a saúde e para o poder criativo. (Cellagon aurum e vitale plus)

Aipo: É uma planta extremamente rica em potássio e portanto excelente para o apoio às funções renais. (Cellagon Aurum)

Alcachofra: preparada a partir das flores e dos bolbos de alcachofra. (Cellagon aurum, felice e T.GO)

Alcarávia: É uma planta cujas sementes contêm óleo essencial. Originária da região compreendida entre o centro da Europa e da Ásia, têm propriedades medicinais antiácidas, anti-flatulenta, anti-helmíntica, aperiente, digestiva, diurética, emenagoga, estimulante,  estomáquica, galactagoga, laxante, purgativa e é indicada para: afecção do estomago, cólica ventosa, dispepsia, dor dos nervos, estimulador da secreção de leite das lactantes, febres, gases, regular as funções glandulares e respiratórias e equilibrar o processo hídrico, vermes. (Cellagon aurum)

Alecrim: É um arbusto muito comum no mediteraneo, com um aroma forte e agradável. (Cellagon aurum e T.GO)

Aloé Vera: é uma planta, muito parecida com o cacto. Contém numerosas fitaminas. Estas, combinadas com os oligoelementos contidos nos sumos Cellagon®, criam uma valiosa composição bioactiva concentrada. (Cellagon aurum e T.GO)

Angélica: É uma planta originária do norte da Europa e da Ásia. Os seus princípios activos são de acção digestiva, (elimina os gases), de ação sedativa e equilibradora do sistema nervoso. (Cellagon aurum)

Anis ou erva doce: É uma planta em que da fruta extrai-se um óleo volátil de anis, o qual é útil no tratamento de flatulência e cólicas infantis. (Cellagon aurum)

Arando = mirtilo – frutos silvestres: Contêm diversos ácidos orgânicos de acção tonificante sobre o aparelho digestivo, além das vitaminas A e C. (Cellagon T.GO)

Arroz: É uma planta com origem no Japão, onde é cultivado há pelo menos 7 mil anos e é a terceira maior cultura cerealífera do mundo. É rico em carboidratos, a peça mais importante do quebra- cabeça nutricional. É uma importante fonte de minerais (fósforo, ferro e potássio) e vitaminas (tiamina, riboflavina e niacina). Ajuda na prevenção de doenças do sistema digestivo e do coração, no tratamento de diabetes, reduz o risco de cancro do intestino e regula a flora intestinal. (Cellagon vitale e T.GO)

B

Ballota nigra= urtiga negra: Nativa das regiões temperadas da Europa, norte da África e Asia ocidental a Ballota Nigra é uma Planta “herbacea” que ajuda no combate da ansiedade, insônia e perturbações do sistema nervoso. (Cellagon T.GO)

Bálsamo de Limão: benéfico para o estômago e para a digestão.

Beterraba (fermentada): rica em ferro, vitaminas C, B1, B2, B6 e niacina, e ainda antociano, além de ácido láctico L(+), que proporciona uma flora intestinal saudável. (Cellagon aurum)

Brócolos: São legumes muito ricos em fitaminas que são importantes para o bem-estar geral. Também rico em Q 10. (Cellagon aurum e vitale plus)

C

Camomila: É uma planta em que as suas flores lembram pequenas margaridas. (Cellagon aurum)

Cardamom: É uma planta da familia do gengibre que ajuda na prevenção de doenças da garganta, congestão pulmonar, tuberculose pulmonar, inflamação das pálpebras e problemas digestivos. (Cellagon T.GO)

Cebola: efeito estimulante no estômago e nos intestinos. É um antibiótico natural. (Cellagon aurum)

Cebolinho: É uma planta pequena, com folhas finas, cilíndricas e ocas parecida com as folhas da cebola mas em pequeno. É rico em sais minerais, vitamina A, cálcio e fósforo. (Cellagon aurum)

Cenouras (fermentadas): Esta raiz, contêm um alto grau de carotenóides, vitaminas, oligoelementos e ácido láctico L(+). (Cellagon aurum e vitale plus)

Cereja amarga: Um poderoso anti-oxidante. (Cellagon T.GO)

Chá Lapacho: ajuda as funções naturais dos intestinos. Conhecido na América do Sul como a “Árvore dos Deuses”. A casca do Lapacho contém muitos minerais e oligoelementos. (Cellagon aurum)

Chá verde: É feito a partir das folhas de um arbustro, Camellia sinensis., originalmente da China, é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a acção destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, ajudando no combate ao envelhecimento. Cotém também , ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2 . (Cellagon felice)

Chá-mate: bebida nacional na América do Sul, caracterizada por um efeito refrescante e estimulador parecido com a cafeína, mas que no entanto tem uma influência positiva sobre o nosso humor e ajuda a dormir bem. (Cellagon aurum, vitale plus e T.GO)

Chokeberry preta (aronia): É um arbusto com pequenas bagas pretas, nativa da América do Norte. Contém um alto grau de antioxidantes e vitamina C. (Cellagon T.GO)

Cistus: É um arbusto, com flores cor-de-rosa, original das ilhas das Canárias e do Mediterrâneo. É uma das plantas mais ricas em polifenóis. Os polifenóis pertencem ao grupo das substâncias vegetais secundárias, que neutralizam os radicais livres. São importantes para as defesas próprias do organismo e fortalecem o sistema imunitário. (Cellagon T.GO)

Coenzima Q10: anti-oxidante natural presente nas matérias primas dos sumos Cellagon®. Tem um papel importante na produção de ATP (adenosina trifosfato), a príncipal molécula fornecedora de energia das células. Tem uma influência positiva em toda a energia do metabolismo. (Cellagon aurum, vitale plus, felice e T.GO)

Cogumelos Shitake: declarados oficialmente pelas autoridades japonesas como tendo propriedades anti-cancerígenas. (Cellagon aurum, felice e T.GO)

Concentrado de Espinheiro-Alvar (pilriteiro): extraído das vagens e da polpa do espinheiro-alvar. Contem uma alta proporção de vitamina C, além de pectina e ácidos de frutos. (Cellagon aurum)

Concentrado de Urtigas: sucos extraídos de vários componentes desta planta. É uma fonte de vitamina C e B5 e de Ferro. (Cellagon aurum)

D

-

E

Erva-Doce ou Anis: É uma planta em que da fruta extrai-se um óleo volátil de anis, o qual é útil no tratamento de flatulência e cólicas infantis. (Cellagon aurum)

F

Flor de Tília: efeito geral de relaxamento e especialmente boa para o estômago. É usada como chá para reforçar o sistema imunitário. (Cellagon aurum)

G

Geleia Real: substância com propriedades notáveis produzida pelas abelhas para a sua raínha. Contém, além de outros nutrientes, 16 aminoácidos, 12 vitaminas e 6 oligoelementos. É o melhor reconstituinte do funcionamento orgânico existente na Natureza. O ácido pantoténico – vitamina B5 – é considerado um “factor de longevidade”. A geleia real é o produto mais rico em ácido pantoténico existente na Terra. (Cellagon aurum)

Gérmen de Borragem: (a borragem é uma planta da região mediterrânea) óleo de alto grau que contém os ácidos gordos Ómega 6, além de ácido linoleico e pelo menos 80% de linolina.

Gingko biloba: É uma árvore de origem chinesa.Tem propriedades muito eficazes no combate aos radicais livres e na ajuda da oxigenação cerebral. (Cellagon vitale plus)

Ginseng: É a raiz de uma planta que é conhecida e utilizada há mais de 5000 anos no Oriente. Referenciada pela primeira vez na Dinastia Han, a planta iria ser conhecida mais tarde como Jen Sheng, a raiz celestial, ou Ginseng, que significa literalmente erva-humana pela sua forma semelhante à de uma figura humana. Rico em vitaminas, proporciona melhoras na circulação sanguínea, gerando, consequentemente, melhora generalizada na disposição física e mental. (Cellagon T.GO)

Goji: É um fruto original do Tibete, muito rico em Proteínas, Minerais, Antioxidantes, Vitaminas, Ómegas 3 e 6. Ajuda a promover o bem-estar em geral fortificando o sistema imunitário, e é um dos elementos responsáveis pelo seu extraordinário efeito anti-envelhecimento. (Cellagon aurum)

H

Hibisco: É uma planta com flores lindíssimas de várias cores, originária da Ásia e das Ilhas do Pacífico, a mais conhecida é a encarnada que é a flor símbolo do Havaí. Rico em cálcio, magnésio, ferro e vitaminas A e C, o hibisco contém fitoquímicos, altos teores de antocianinas, ácido tartárico, málico, cítrico e hibístico, fitosteróis, além de quantidade significativa de fibras alimentares. (Cellagon aurum)

I

-

J

-

L

L-Carnitina: aminoácido não proteico sem a qual nenhum metabolismo gordo seria possível. A L-Carnitina é muito popular junto dos atletas. (Cellagon aurum, vitale plus, felice e T.GO)

Laranja: É o fruto da laranjeira, que foi trazido da China para a Europa no século XVI pelos portugueses, este fruto contém um alto grau de vitamina C.e pectina, uma das fracções da fibra vegetal, importante na regulação dos valores de colesterol. (Cellagon aurum)

Lecitina: substância gorda que contém colina, que normalmente está ausente dos nossos regimes alimentares. É importante para a transmissão de informação nas células nervosas. (Cellagon aurum, vitale plus e T.GO)

Levedura de cerveja: Esta levedura é caracterizada por um grau elevado de oligoelementos, tais como magnésio, ferro, manganésio, zinco, crómio, cobre e selénio. Também contém toda a gama de vitaminas B. (Cellagon aurum)

Lichias: É uma fruta original da Asia, principalmente cultivada na China, com um sabor agradável floral, muito doce e parecida com uma uva com casca grosa e encarnada é uma excelente fonte de vitamina C e rico em polifenóis. (Cellagon felice)

Lúpulo: É uma planta trepadeira com origem na Alemanha, que tem um efeito relaxante para todo o corpo. (Cellagon aurum, felice e T.GO)

M

Maçã: É o fruto da macieira. Além das vitaminas B1 e B2 contém Niacina, fósforo, ferro.e um elevado teor de potássio. (Cellagon aurum, vitale plus, felice e T.GO)

Mangostão: O fruto é esférico, encarnado a castanho-escuro, manchado de amarelo, com casca espessa. É nativo da região tropical do sudeste asiático, abrangendo também a maioria das ilhas da Indonésia, é um fruto com poderosas propriedades anti-inflamatórias, anti-microbial e com efeitos de diminuição de colesterol. Até hoje foram descobertas cerca de 200 xantonas, 40 das quais estão presentes na fruta do mangostão. Os xantonas são poderosos antioxidantes da família dos fitonutrientes. (Cellagon T.GO)

Maracujá: É fruto da árvore conhecida como Maracujazeiro ou Passiflora, é espontâneo nas zonas tropicais e subtropicais da América. Este fruto é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo). (Cellagon aurum)

Menta: é uma planta arbustiva com um extraordinário efeito antigripal e analgésico. (Cellagon T.GO)

Mirtilo: fruto silvestre rico em vitamina C, pro-vitamina A (b-caroteno), vitaminas B1 e B2, potássio e ferro. Também contem valiosos complexos de fosfato e magnésio que, juntos com os antocianos, servem de activadores para todo o metabolismo. (Cellagon aurum)

Morango: Morangueiro é o nome comum de um conjunto de espécies. O morango é um pseudo fruto, pois na verdade, o verdadeiro fruto são os “pontos pretos” ao redor do morango. Ajuda a evitar a fragilidade dos ossos e a má formação dos dentes para além de dar resistência aos tecidos, agir contra infecções, a cicatrizar ferimentos e a evitar hemorragias. (Cellagon fellice e T.GO)

N

Noni: É o fruto de uma pequena árvore originária do sudeste asiático. O fruto é oval e atinge de 4 a 7 cm de tamanho. Quando surge, apresenta cor verde, mudando para amarela e por fim, quase branca. Tem propriedades bastante benéficas para saúde, sendo este uma fonte rica de carboidratos, vitaminas e minerais. Além disso tem propriedades antioxidantes, que ajudam no combate aos radicais livres causadores de danos às células do corpo. (Cellagon felice e T.GO)

O

Óleo de Aragan: É o resultado da pressão das amêndoas extraídas e dos frutos secos de Argan, uma árvore disponível apenas no território da reserva de biosfera no sul de Marrocos. É excelente para as unhas, ideal para combater o envelhecimento e ressecamento da pele. Muito rico em vitamina E. (Cellagon felice)

Óleo de gérmen de borragem – (a borragem é uma planta da região mediterrânea) óleo de alto grau que contém os ácidos gordos Ómega 6, além de ácido linoleico e pelo menos 80% de linolina. (Cellagon aurum)

Óleo de grainha de groselha-negra: Ajuda na prevenção do envelhecimento prematuro e para atenuar linhas de expressão na área dos olhos, a groselha negra é uma planta originária da Europa oriental e central, cujos frutos são fonte de vitamina C e de outros antioxidantes naturais. (Cellagon vitale plus)

Óleo de miolo de espinheiro-alvar (pilriteiro): Contém um alto teor de ácidos gordos Ómega 3.

Óleo de semente de abóbora: é rico em diversos princípios activos que actuam beneficamente sobre a saúde da bexiga e da próstata. Contém vitamina E como poderoso antioxidante. (Celagon aurum)

Óleo Ómega 3 (vegetal): Este ácido gordo é fundamental ao bom funcionamento do metabolismo, contribuindo para um desempenho saudável das hormonas, das substâncias que controlam a fluidez do sangue, ao mesmo tempo que contribuem para o crescimento e desenvolvimento cerebral, especialmente das crianças. (Cellagon aurum, felice e T.GO)

Oligofructose: É um componente extraído de frutas e vegetais, que inibe o crescimento de várias bactérias prejudicais para o organismo e produz substâncias que estimulam o sistema imunitário aumentando as defesas contra infecções. (Cellagon aurum, vitale plus e T.GO)

OPC (oligomérico pro-antocianidino): Extraído de graínhas de uva, é o anti-oxidante mais poderoso (50 vezes mais do que a vitamina C e 20 vezes mais do que a vitamina E), que reconstrói as fibras colagéneas (da pele e dos olhos, por exemplo) e protege as células. Além disso, o OPC contém variados e valiosos ácidos gordos insaturados que têm um importante efeito nutricional. (Cellagon aurum, felice e T.GO)

P

Pimenta: Vinda do Brasil, a pimenta são as sementes da planta Piperaceae. A pimenta, ajuda na cicatrização de feridas além de ser um potente antioxidante e anti-inflamatório. É benéfico para quem sofre de enxaqueca. (Cellagon T.GO)

Repolho: Tem um alto nível invulgar de nutrientes e de fitaminas. Rico em magnésio, cálcio e manganésio, além de vitaminas A, C e E. (Cellagon aurum)

Q

-

R

Rhodiola rósea: É uma planta que cresce nas regiões frias do mundo. Ajuda a eliminar a fadiga, a estimular o sistema nervoso, memória e concentração. É rica em antioxidantes e ácidos orgânicos. (Cellagon vitale plus e T.GO)

Romã: A romã é o fruto da romãzeira, redonda e com uma espécie de coroa no cimo, o seu interior é subdividido por finas películas, que forram pequenas sementes encarniçadas. Extremamente rica em vitaminas A, C e E, potássio, ácido fólico e antioxidantes. Ajuda na redução de processos inflamatórios (responsáveis pelo envelhecimento celular, aparecimento de doença coronária e de alguns tipos de cancro). (Cellagon aurum, felice e T.GO)

S

Salsa: Rica em fitosterina. Ajuda a digestão e reforça o estômago. (Cellagon aurum)

Shisandra: fruto do leste asiático com alto nível de vitamina C, E e valiosos óleos. Muito popular junto dos atletas chineses pela sua ajuda às capacidades físicas. (Cellagon aurum e T.GO)

Silva Macha (fruto da roseira brava): contém um alto grau de vitamina C, além de pectina e rutina. O óleo das graínhas contém um elevado grau de ácidos gordos Ómega 3, que são os mesmos que estão presentes no óleo de fígado de bacalhau.

Spirulina: É uma alga que fortalece o sistema imunitário. É uma fonte muito rica em proteínas, aminoácidos essenciais, vitaminas, ácidos gordos insaturados e sais minerais como o selénio e o ferro. Tem efeitos de relaxante muscular, activador da memória e fortalece os musculos do coração, assim como propriedades anti-inflamatórias. É um excelente tonificante intestinal. (Cellagon felice)

T

Tomate: O tomateiro é uma planta que apesar da crença generalizada de que é um legume, é, na realidade, um fruto. Contém uma alta concentração de licopeno, a fitamina conhecida por proteger a próstata e várias vitaminas. (Cellagon aurum)

Tupinambo (Girassol batateiro ou do Brasil): além de vitaminas, contém 20% de inulina, o nutriente principal para as importantes bactérias intestinais, lactobacilus e bifidus. Tem propriedades anti diabéticas. (Cellagon aurum)

U

Uva: É a fruta da Videira, originária da Ásia, é uma das frutas mais antigas utilizadas na alimentação humana e a sua produção espalha-se por todo o mundo. A sua origem vem de 6.000 AC. Redonda, com uma casca fina, branca ou preta, é rica em sais minerais, tais como: cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio, Vitaminas, anti-oxidante, anti-agregante, anti-tumoral, anti-viral, anti-hepatotóxico. (Cellagon aurum, felice e T.GO)

V

-

X

-

Z

-

Comentários (1)

[...] No que diz respeito às frutas, podes sempre consultar a Frutapedia! [...]